Por isso que a vida é boa!

Para aprender mercado financeiro definitivamente, deve-se antes de mais nada, lembrar de duas coisas:  organizar o modelo mental, mudá-lo se for preciso e nunca desistir.

 

Muitos de nós já tentou aprender algo diferente como um idioma por exemplo, mas falhou. Se olhar bem de perto, esta falha pode estar relacionada ao modo de aprender.

 

Quando as pessoas tentam desenvolver uma nova habilidade, quase sempre querem saber em primeiro lugar, qual o método mais eficaz ou caminho mais curto para o sucesso.

 

Os que se deparam com o mercado financeiro pela primeira vez, também chegam com essa vontade: de ganhar dinheiro rápido, acertar de primeira e vencer o mercado com o primeiro método que encontrar pela frente.

 

Bem, o sucesso no mercado financeiro definitivamente não vem por esses meios.

 

 

Agarre-se ao seu novo ideal

 

Estar ciente do papel que se tem a cumprir no mercado é meio caminho andado para o iniciante. O trader por exemplo, pode contar com a melhor estratégia, saber analisar graficamente, conhecer seu ponto de início e stops. Mas ainda assim sair contrariado de uma operação. O que aconteceu? Falta de adesão.

 

Aderir ao novo projeto a que se propõe é a chave. Sem adesão, nem o melhor livro, o melhor ambiente, o melhor professor farão diferença na vida do trader. Todas essas ferramentas são inúteis sem uma ligação mais profunda do sujeito com o objeto.

 

Independente da estratégia, se propor a progredir um pouquinho por dia, testar, refazer, observar – e cumprir o combinado diariamente, faz com que a metodologia funcione. Só não vale abandonar no meio, procrastinar nas redes sociais, pular um dia, ou abandonar a ideia.

 

 

 

Aprenda mercado com quem está disposto a compartilhar

 

Gente que entende de mercado e quem não entende tão bem, mas insiste em vender, não é difícil de encontrar. Na internet então, as ofertas são enormes. Mas gente que sabe o que diz, experiencia o mercado há anos e quer compartilhar as partes boas e ruins, os desafios diários, as quebras de paradigma, a paciência, a coletividade, ah, isso é um oásis no deserto.

 

Buscar estar bem acompanhado na hora de aprender mercado financeiro é como aprender uma nova língua. A melhor alternativa seria morar no país de origem da língua ou se casar com um nativo. Como nem sempre isso é possível, estar próximo, colado mesmo, de quem sabe peneirar o que é importante do que é supérfluo e divide os ensinamentos abertamente, sem esconder o jogo, é o caminho mais saudável.

 

Da parte do aprendiz, o que não pode existir é vergonha de perguntar. Quanto mais dúvidas colocadas pra fora, melhor. Extrair o máximo de quem quer ensinar, ajuda os dois lados. Aprimora ambos.

 

 

A estrada que parece longa pode ser a mais curta

 

Todo mundo tem uma vida e compromissos a seguir. É o trabalho, a casa, o casamento, os filhos, o cachorro, a academia, as contas, enfim. Vivemos uma rotina e isso é normal.

 

O caminho mais curto para a falha no mercado financeiro é definitivamente focar na rotina e descuidar do mindset, do foco nas operações, da atenção aos estudos.

 

Desculpas não são aceitas no mercado. Ele não vai parar esperando quem se atrasou para a abertura do pregão.

 

Estar no momento presente, treinando todos os dias, com paciência, humildade e confiança, pode parecer o caminho mais longo, mas definitivamente é o único jeito de aprender como o mercado funciona; para receber dele, a parte que lhe cabe.


Deixe um Comentário