O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou por meio do Twitter que vai adiar a imposição de novas tarifas às compras de bens chineses. Esta ação foi tomada após um dia da determinação de Pequim para isentar 16 produtos americanos de taxas adicionais a partir de 17 de setembro, devendo vigorar por um ano.
Tal anúncio de Trump agradou ao Ministério de Comércio da China, cujo porta-voz, Gao Feng, informou que empresas chinesas já iniciaram levantamentos de preços de bens agrícolas americanos para retomar as compras. No entanto, Gao afirmou que a possível retomada das compras não se refere a uma “moeda de troca”.
O presidente dos EUA, por sua vez, expressou em sua mensagem no Twitter que o adiamento das novas tarifas consiste num “gesto de boa vontade”, atendendo a um pedido do vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, já que no dia 1º de Outubro é comemorado o 70º aniversário da República Popular da China.
Dessa maneira, as bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira (12), exceto Hong Kong. Esta última foi influenciada pela queda das ações da empresa que opera sua bolsa local.
(Fonte: InfoMoney)