Como ganhar dinheiro na bolsa de valores: Confira 6 tipos diferentes de trade

como ganhar dinheiro na bolsa de valores

Certamente você já deve ter ouvido várias abordagens “milagrosas” que prometem ensinar como ganhar dinheiro na bolsa de valores. Contudo, é importante ressaltar que não há atalhos mágicos para alcançar esse objetivo. Neste artigo, apresentamos as estratégias de investimento utilizadas por profissionais para obter lucro nesse universo que, na realidade, não é tão enigmático quanto parece.

Como ganhar dinheiro na bolsa de valores

A Bolsa de Valores é um lugar onde as pessoas podem comprar e vender pedacinhos de empresas, chamados de ações.

Quando você compra uma ação, se torna um sócio da empresa, mas sem precisar lidar com muita papelada. E ainda conta com a liberdade de comprar ou vender essas ações quando quiser, preferencialmente quando for mais vantajoso para você.

Na bolsa de valores, há duas maneiras principais de ganhar dinheiro: pelo recebimento de dividendos e por meio da variação do valor das ações.

Como ganhar dinheiro com Dividendos?

O Lucro por dividendos é uma modalidade de pagamento destinada aos acionistas de uma empresa.

Em outras palavras, quando a empresa obtém lucro, uma parte desse montante pode ser distribuída aos acionistas como uma forma de recompensa pelo investimento realizado na empresa. Essa distribuição de lucros é conhecida como dividendos.

É importante ressaltar que nem todas as empresas pagam dividendos. Algumas empresas preferem reinvestir todo o lucro gerado no crescimento do negócio, em vez de distribuí-lo aos acionistas.

Além disso, é muito importante considerar outros fatores ao escolher empresas para investir em dividendos como: saúde financeira da empresa, perspectiva de crescimento e valorização das ações, entre outros indicadores.

Como ganhar dinheiro com Variação de ações?

Investir na bolsa de valores e lucrar com a flutuação das ações é uma realidade empolgante para aqueles que estão dispostos a se dedicar e adquirir conhecimento sobre o mundo financeiro. Existem inúmeras estratégias que os traders ( investidores negociantes) utilizam para aproveitar as oscilações dos preços e alcançar o sucesso financeiro.

Neste artigo, vamos explorar alguns tipos diferentes de estratégias que podem revolucionar sua jornada de investimentos. Cada estratégia possui características únicas e requer habilidades específicas, mas todas oferecem oportunidades de ganhos significativos.

Sem mais delongas confira Como ganhar dinheiro na bolsa de valores: 6 estratégias profissionais de trade!

Day trade

No day trade, o investidor compra e vende ativos financeiros, como ações, na bolsa de valores, tudo no mesmo dia! Essas operações são de curto prazo e exigem agilidade por parte do operador.

Mas, como ganhar dinheiro na bolsa de valores fazendo day trade? Bem, quem opera day trade tem lucros através das variações de preços que ocorrem ao longo do pregão, ou seja, o período de atividades entre a abertura e o fechamento da bolsa.

Além de comprar ativos por um preço baixo e vendê-los por um preço mais alto, no day trade você também pode ganhar dinheiro vendendo ativos por um preço alto e os comprando por um preço mais baixo!

Uma vantagem do day trade é a utilização do stop loss, que é uma ferramenta que limita as perdas. O stop loss permite que o investidor estabeleça um valor máximo de prejuízo que está disposto a aceitar em uma operação.

Além disso, o day trade requer disciplina, estudo e análise técnica para identificar oportunidades e minimizar os riscos. Quer entender melhor como isso funciona? Confira este artigo completo sobre a modalidade de trade que mais atraiu investidores nos últimos anos! Clique aqui.

Stop Loss e Stop Gain

São ferramentas utilizadas para controlar os riscos e proteger os investimentos dos traders.

Stop Loss (Parar Perda) é uma ordem de venda programada para ser executada automaticamente quando o preço de um ativo atinge um patamar pré-definido pelo trader. 

Seu objetivo é limitar as perdas em caso de queda no preço do ativo. Essa ordem é importante porque os preços dos ativos podem variar rapidamente, e o investidor nem sempre acerta suas previsões. 

Ao definir um limite de perda com o Stop Loss, o trader garante que a operação será encerrada antes que as perdas se tornem muito significativas.

Já o Stop Gain (Parar Ganho) é uma ordem de venda acionada quando o preço de um ativo atinge um determinado patamar de valorização pré-definido pelo trader. 

Pode parecer estranho, mas o objetivo dessa ferramenta é garantir que o investidor obtenha lucro com a valorização do ativo antes que o cenário positivo se reverta.

O Stop Gain garante que o trader aproveite os lucros quando o ativo atinge o valor desejado.

Arbitragem

Um pouco menos conhecida que o Day Trade. Essa estratégia de trade de também consiste em lucrar com as diferenças de preços de ativos, mas em diferentes mercados.

E como ganhar dinheiro na bolsa de valores com essa estratégia? O objetivo da arbitragem é aproveitar essas diferenças para comprar um ativo em um mercado onde está mais barato e vendê-lo em outro mercado onde está mais caro.

Um bom exemplo é o caso dos cambistas que compram ingressos antecipadamente para eventos esgotados e os revendem por um preço mais alto na véspera.

Existem diferentes tipos de arbitragem:

  • Arbitragem cambial: Nesta estratégia o investidor aproveita as diferenças de preço entre duas moedas para obter lucro. Essa operação ocorre quando há distorções no mercado de câmbio devido a fatores econômicos e geopolíticos. 
  • Arbitragem bolsa a bolsa: Talvez a mais simples de se entender, nessa estratégia o investidor compra um ativo financeiro em uma bolsa de valores por um preço mais baixo e vende o mesmo ativo em outra bolsa por um preço mais alto. 
  • Arbitragem à vista contra a prazo, o investidor compra um ativo por um preço atual e planeja vender o ativo posteriormente, quando seu valor estiver mais alto. Não apenas por achismos, essa estratégia exige planejamento.

Swing trade

Nessa estratégia, o investidor também busca identificar e aproveitar as tendências do mercado, lucrando com as oscilações dos preços das ações, contratos futuros e outros ativos.

Mas, diferente do day trade, em que as operações são realizadas em um único dia, o Swing Trade tem um prazo maior, geralmente de dois a cinco dias, podendo se estender por algumas semanas.

O investidor precisa ter paciência, disciplina e conhecimento em análise técnica para tomar decisões consistentes. Normalmente, a análise gráfica é utilizada nessa estratégia, o que permite que o investidor identifique padrões e tendências nos gráficos de preços dos ativos.

A vantagem do Swing Trade é que o investidor pode conciliar essa atividade com outras ocupações, por que não exige um monitoramento constante das oscilações do mercado. O tempo de permanência desses ativos na carteira do swing trader pode variar, mas geralmente fica entre três dias e algumas semanas.

É importante destacar que, como toda operação na renda variável, o Swing Trade envolve riscos e é preciso estar preparado para lidar com eles. Lembrando que, para se tornar um swing trader, é essencial ter conhecimento sobre o mercado financeiro, estratégias de investimento, análise técnica e gestão de riscos. 

Scalp

Pode-se dizer que essa estratégia é o total oposto do swing trade. O Scalp ou Scalping que traduzido do inglês significa Escalpelar, tem esse nome justamente por se tratar de uma estratégia rápida que deve ser certeira como uma lâmina afiada.

O scalper realiza um grande número de operações em um único dia! E busca aproveitar as oscilações rápidas do mercado lucrando a um prazo muito curto.

As operações geralmente duram menos de um minuto e o foco está em ganhar pequenos lucros em cada operação, o que minimiza as perdas caso a operação esteja errada. 

Embora o lucro por operação seja menor, a quantidade de operações bem-sucedidas pode ser maior, proporcionando um resultado positivo no final do dia.

Tudo isso vai depender de técnicas de análise do mercado, como análise técnica e tape reading, para identificar padrões e tendências que possam indicar movimentos favoráveis nos preços dos ativos. Essas análises são baseadas em gráficos de curto prazo e no fluxo de negociações em tempo real.

É importante ressaltar que o scalping envolve riscos e requer habilidade, conhecimento e agilidade por parte do operador. Por isso, é recomendado que os interessados em fazer scalping estudem o mercado financeiro.

Essa estratégia é indicada para investidores arrojados que estão dispostos a assumir riscos e têm disponibilidade de tempo para se dedicar às operações.

Position trade

O Position Trade é uma modalidade de operação na bolsa de valores em que o trader busca identificar ações com potencial de valorização num prazo ainda mais logo que o Swing Trade.

Nesta estratégia o trader busca navegar nas altas ou baixas do mercado ao longo de meses ou até mesmo anos. É preciso identificar papéis e momentos de mercado que estejam em uma tendência constante por um longo período de tempo.

Assim como em outras estratégias, é preciso dominar a análise gráfica e acompanhar os movimentos do mercado até que ocorra uma reversão. Além disso, também devem ser considerados os fundamentos relacionados à empresa, como demonstrativos financeiros, indicadores contábeis e notícias relevantes que possam impactar o ativo.

Mais do que nas estratégias, o Position Trade exige paciência e estômago forte por parte do investidor, uma vez que as ações podem variar bastante durante o período de investimento. 

Outro fator importante é ter conhecimento para determinar os pontos explicados anteriormente de stop-loss (para perda) e stop-gain (parar ganho)  ou seja, ordens de venda automática caso o valor atinja um determinado nível de perda ou ganho.

Long Short

Também chamada de operação casada, na estratégia Long & Short, o investidor combina posições longas e curtas para aproveitar as variações de preços entre os ativos. De forma mais clara: 

Posição Longa: O investidor compra um ativo prevendo que seu valor vai aumentar ao longo do tempo. Por exemplo, a compra ações de uma empresa prevendo que terá um bom desempenho no mercado.

Posição Curta: O investidor vende um ativo, com a expectativa de que seu valor diminua.

Ao combinar essas duas operações, o trader busca lucrar com a diferença de preço entre os dois ativos durante as operações.

O ponto mais interessante dessa estratégia é que ela não depende da direção geral do mercado, sendo uma operação não direcional. Os traders que fazem operações casadas buscam reduzir a exposição ao risco de mercado, focando mais no desempenho dos ativos envolvidos.

Existem diferentes tipos de operações Long & Short, incluindo:

  • Ações ordinárias e ações preferenciais: Envolve a compra de ações ordinárias (que conferem direito a voto e participação nas decisões de uma empresa) e a venda simultânea de ações preferenciais (que proporcionam maiores direitos sobre os lucros e ativos) da mesma empresa.
  • Intra-setorial (papéis do mesmo setor): Nesse tipo de operação, os ativos envolvidos pertencem ao mesmo setor da indústria. Por exemplo, comprar ações de um banco e vender ações de outro banco.
  • Inter-setorial (ações de setores diferentes): Aqui, os ativos pertencem a setores diferentes. Por exemplo, comprar ações de uma empresa de cosméticos e vender ações de uma empresa mineradora.
  • Controlada x Controladora: Algumas empresas de capital aberto são controladas por outras empresas que também possuem ações na bolsa. Nesse tipo de operação, são compradas ações da controlada e vendidas ações da controladora.
  • Ativo x índice: Nessa modalidade, a estratégia envolve a combinação de ações individuais com um índice de mercado, como o Ibovespa.

O maior diferencial é que a estratégia Long & Short oferece vantagens como: possibilidade de lucrar tanto com a alta quanto com a queda dos preços dos ativos, redução dos riscos de perda e a utilização do crédito da venda para comprar outras ações. 

No entanto, é importante ressaltar que todas as modalidades de operações que respondem a grande questão: Como ganhar dinheiro na bolsa de valores? São estratégias que devem ser bem estruturadas e para isso é necessário conhecimento e análise cuidadosa do mercado e dos ativos envolvidos.

A melhor forma de aprender a aplicar essas técnicas na prática!

Ganhar dinheiro na bolsa de valores pode parecer um desafio, mas com a evolução do mercado financeiro e o acesso facilitado através da internet, essa possibilidade está mais próxima do que nunca!

Aprenda como aplicar essas técnicas na prática e descubra como você pode aproveitar as oportunidades do mercado para conquistar a liberdade financeira! Descubra o segredo de como ganhar dinheiro na bolsa de valores e transforme sua vida!

Na Universidade 6.0, você terá acesso a um treinamento completo, do básico ao avançado, que revelará as estratégias mais eficientes para operar no mercado

E o melhor de tudo: você terá chance de operar na nossa mesa! Se aprovado em nosso teste no simulador, nós disponibilizamos nosso próprio capital para você operar sem riscos e compartilhamos  80% dos lucros obtidos! 

Com mais de 60 mil alunos formados, a Atom é sua parceira confiável rumo à liberdade financeira!

Não perca mais tempo, faça sua inscrição agora mesmo e aproveite todas as oportunidades do mercado financeiro com o suporte educacional completo da Atom!

Clique aqui e comece a construir o seu futuro!

Atom
Atom

Você Também pode gostar

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Índice