Investimento Internacional: aproveite as oportunidades nos mercados globais

blog_investimento internacional (1)

Dentro do mercado financeiro, sempre falamos sobre diversificação de ativos para rentabilidade e segurança nos investimentos. E uma forma de diversificar, é globalizar sua carteira, ou seja, entrar na onda do investimento internacional e aproveitar as oportunidades de mercado globais.

Vivemos em um mundo altamente globalizado, onde as economias de certa forma, trabalham juntas para manter o mundo no eixo. Por que a escolha de investimentos deveria ser diferente?

Nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre o que é e como podem ser feitos os investimentos internacionais de maneira segura e inteligente.

O que são investimentos internacionais?

De maneira simples e óbvia, são investimentos em ações, títulos ou moedas de outros países.

A exposição a esses investimentos requer certos cuidados, já que você se submete a volatilidade e risco econômico desse país. Além disso, ao buscar investimentos estrangeiros, você pode aproveitar para acompanhar ou se proteger de determinadas variações cambiais, como dólar.

Quais os principais investimentos internacionais?

É importante dizer que o mercado financeiro internacional não é diferente do nosso. Apenas o seu contexto econômico se diferencia do nosso país. Sendo assim, segue alguns ativos para estudo e aplicação:

Ações

Nos EUA, por exemplo, você tem três bolsas com diversas ações listadas: S&P500, que é o índice das 500 empresas mais líquidas, ou seja, com maior volume de negociação; há a NYSE, bolsa de Nova York e a NASDAQ, bolsa das empresas de tecnologia, como Amazon, Google e  Facebook (META). 

Você tem todos os mercados e ações à sua disposição – desde que saiba o que fazer! Lembre-se que conhecimento é o primeiro passo para tudo.

Fundos de investimento

Um jeito bem simples, prático e seguro de começar a globalizar sua carteira, são por meio dos fundos de investimento.

A escolha e gestão dos ativos fica por conta de um gestor qualificado, o que garante otimização do seu tempo enquanto estuda o mercado que deseja aplicar. Também é vantajoso devido a presença e dinheiro de outros cotistas – quanto mais grana rolando, melhor o retorno.

Bonds

Esse nome talvez você não conheça, mas, não é nenhum bicho de sete cabeças! Bonds, são simplesmente títulos de renda fixa negociados no mercado internacional.

Ainda citando os EUA como exemplo (e apenas de cunho educacional), existem os Treasury bonds, considerados um dos investimentos mais seguros do mundo, já que se trata dos títulos do Tesouro Norte-americano.

Derivativos

Os derivativos são ativos financeiros atrelados ao desempenho de outro ativo, como ações. Costumam ser mais voláteis e, como preveem a realização de operações em situações específicas, não são considerados como um investimento. Mas, podem ser altamente lucrativos.

Esse assunto te interessa? Leia mais conteúdos em nossos artigos: 

Como investir no mercado internacional?

Chegamos à parte divertida: como investir em ativos internacionais!

Antes que você coloque seu dinheiro para trabalhar em outras moedas, é muito importante que você estude os riscos ao qual vai se expor e respeite o seu perfil de investidor, assumindo apenas os riscos que você se sinta confortável.

Nunca esqueça que investimentos são feitos para trazer tranquilidade – nunca dor de cabeça, dor de barriga ou insegurança.

Recado dado, vamos a prática?

 Investimento direto

Bem simples, esse é o investimento em que você compra o ativo diretamente da bolsa do país que está estudando. Nesse tipo de investimento, você precisa:

  •  abrir conta em uma instituição internacional;
  • converter o câmbio do montante a ser investido;
  • conhecer as regras do mercado externo e de tributação.

Fundos de Investimentos

Diferente do investimento direto, você não precisa abrir uma conta internacional e investe de maneira indireta em outras economias.

Uma forma de se expor ao mercado internacional dessa forma, é por meio dos Exchange Traded Funds (ETFs) internacionais. Eles replicam o desempenho de um determinado indicador de referência e as cotas são negociadas em nossa própria bolsa de valores.

Além disso, tem os fundos internacionais. Geralmente, eles têm maior alocação de recursos em ativos estrangeiros. Uma forma simples de ter outras economias trabalhando em sua carteira de investimentos.

BDRs

Outra forma de investimento internacional no Brasil, são os Brazilian Depositary Receipts (BDRs). Esses são certificados lastreados em ativos internacionais e são negociados diretamente na B3.

Ao investir nesses certificados, você passa a ter direito de participação ao resultado dos investimentos, mesmo que não tenha se tornado uma acionista ou cotista direto.

Bolsa de valores no mundo

As bolsas de valores no mundo todo estão apresentando oportunidades – cada uma com seu próprio risco!

E não apenas com oportunidade de compra, mas também, de ficar vendido em algumas bolsas, já que o cenário estudado aponta que as taxas de juros desses países precisam subir, o que leva uma saída dos investidores da bolsa, ocasionando a sua queda.

É importante que você estude o contexto macro econômico ou peça ajuda de especialistas da sua corretora de investimentos.

O que importa é que você diversifique o chamado “risco Brasil” expondo sua carteira a outros ativos e surfando as oportunidades que os mercados globais apresentam.

Picture of Atom
Atom

Você Também pode gostar

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

2 respostas

  1. Olá, eu fiquei interessada em conhecer e investir um pouquinho até entender direitinho o processo, porém, sendo assim preciso de ajuda, eu entrei na imersão da Carol mais ao fazer o pagamento não foi realizado, a plataforma não aceita meus dados gostaria de obter ajuda nesse sentido também, sem correr o risco de pagar e não consegui entrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Índice