Investimentos: O que esperar da Economia no ano de 2023

Artboard 1

Crise nas Americanas, crise na Hapvida, varejo com sinal de alerta ligado e aumento de impostos. Há quem possa estar animado com o ano de 2023 em relação à economia e investimentos, afinal de contas um novo governo assumiu com novas perspectivas e novas promessas de garantir melhores condições para a população.

Porém o que se vê é uma mistura de preocupação e desilusão com alguma melhora na economia brasileira. Ao que tudo indica iremos viver mais um ano sem um crescimento significativo, o que irá resultar em menos dinheiro no bolso da população.

A crise das Americanas ajudou a ligar o sinal de alerta no varejo, diversas empresas como Magazine Luiza e Casas Bahia estão atentas ao desenrolar da recuperação judicial. Há boatos de que grupos gigantes Chineses estariam interessados em comprar parte da dívida da empresa e recuperar seu potencial de investimento, porém há de se esperar.

Enquanto isso, o grupo Hapvida colhe um tombo de 10 Bilhões em um dia na Bolsa de Valores. Analistas já cortaram a recomendação de compra dos papéis e estão à espera de ações por parte da Hapvida para recuperar o lucro e o poder de investimento.

O desenrolar do cenário é bastante pessimista. Em fevereiro houve desaceleração da economia global e se somarmos esse fator externo com os fatores internos como o aumento dos combustíveis, o aumento das taxas de exportação de petróleo, o aumento da inflação e com as crises que começaram a explodir em diversos setores da economia, infelizmente o resultado de 2023 pode ser bem pior do que se imagina.

Esse assunto te interessa? Leia mais os nossos artigos:

Economizar para investir: Como se organizar para iniciar no mundo dos investimentos.

Economizar dinheiro no mundo de hoje é um desafio. Com tantas despesas fixas, despesas variáveis, impostos, escola das crianças e boletos sem fim, fica realmente complicado achar no orçamento uma brecha para iniciar nos investimentos.

Porém, para que os primeiros investimentos possam se tornar realidade, é fundamental que haja o mínimo possível de organização financeira. Ter consciência dos seus gastos e do seu patrimônio atual é dever de casa para qualquer pessoa que busca através dos investimentos obter ganhos recorrentes diários, semanais e mensais.

Criar o hábito de economizar diariamente, evitar gastos desnecessários e ter no mínimo 5% separados do seu orçamento para investir, é premissa básica para quem busca ver o dinheiro se multiplicando diariamente. Uma outra boa ideia é separar parte do valor como um gasto fixo mensal e inserir esse gasto no orçamento. Você separa um valor fixo por exemplo de R$100,00 e insere em seu orçamento. Assim, todos os meses você garante que aquele valor irá ser separado para acumular e investir.

Esta pode ser uma ótima idéia no médio e longo prazos, pois é através deste pequeno hábito que você pode acumular capital para iniciar os seus primeiros investimentos.

Após este primeiro passo, é hora de escolher qual o melhor investimento fazer para criar uma base diária, semanal ou mensal de rendimentos, e assim, ir reinvestindo todo o valor que você receber dos seus investimentos.

Alocar pelo menos 80% do seu capital em risco pequeno no início é uma ótima ideia para combinar risco e retorno. Outra opção é fazer um aporte maior em segurança, preservando 90% do seu patrimônio em risco pequeno. O problema da segunda opção é que o retorno pode não ser rápido o suficiente para você ter um crescimento rápido do seu dinheiro.

O mais importante, no entanto, é adquirir o hábito de economizar dinheiro e investir, para ter mais a cada mês e aí ir construindo patrimônio de forma a alcançar segurança financeira e até mesmo viver de rendimentos através da bolsa de valores.

Se quer ajuda para entender melhor este universo de economizar e investir, te convido a clicar no link abaixo e ver nosso conteúdo exclusivo no Youtube.

Planejamento financeiro pessoal: assuma o controle da sua vida financeira.
Atom
Atom

Você Também pode gostar

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

3 respostas para “Investimentos: O que esperar da Economia no ano de 2023”

  1. Boa Tarde!!!
    Tudo Bem com TODA A EQUIPE!
    Gostaria de lhes agradecer, por esta HRANDE OPORTUNODADE!!!!!!

  2. É o que eu mais quero é ter uma renda extra com. Consistência que até agora não consegui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Índice