Poupança: o investimento que te faz perder dinheiro todos os dias

Poupança

Você sabia que a poupança é um dos piores investimentos que se pode fazer? Seu dinheiro na poupança está perdendo valor todos os dias, enquanto você poderia estar ganhando mais em outras aplicações financeiras. Neste artigo, vamos explicar por que a poupança é ruim para o seu bolso e revelar alternativas mais rentáveis e seguras. Continue lendo e descubra como fazer o seu dinheiro render mais!

Por que a poupança é um investimento ruim?

A poupança é um tipo de investimento que oferece uma rentabilidade muito baixa. E o mais importante: não consegue superar a inflação.

A inflação é o aumento dos preços dos produtos e serviços. Quando o nível dos preços aumenta, cada unidade da moeda (no nosso caso o real) compra menos bens e serviços.

Isso quer dizer que o seu dinheiro não está “guardado” na poupança, na verdade ele está perdendo poder de compra todos os dias!

Existem outras opções de investimento seguras e mais rentáveis do que a poupança. Continue lendo e aprenda como fazer o seu dinheiro trabalhar para você!

Qual é o rendimento da poupança?

Como mencionado antes, a poupança é conhecida por oferecer uma rentabilidade bastante baixa como forma de investimento. Isso acontece porque o seu rendimento é calculado apenas com uma porcentagem da taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia.

Quando a taxa básica de juros é igual ou inferior a 8,5%, o rendimento da poupança corresponde a 70% da taxa Selic.

Mas, quando a taxa Selic ultrapassa 8,5%, a remuneração da poupança é reduzida para apenas 0,5% ao mês. É importante ressaltar que a inflação acumulada até maio deste ano é de 3,94%, de acordo com dados do IBGE.

Esses pontos deixam claro que a poupança não é um investimento que traz grandes ganhos, especialmente quando as taxas de juros estão altas. 

Em outras palavras, se você quer fazer seu dinheiro render mais, é melhor considerar outras opções de investimento além da poupança. A seguir, vamos mostrar algumas opções de investimento que são mais seguras e oferecem  retornos melhores do que a poupança. Essas opções são adequadas até para pessoas mais cautelosas!

Melhor que poupança: Opções de investimento mais rentáveis e seguras!

Há várias opções de investimento que oferecem maior atratividade do que a poupança em termos de rentabilidade e segurança. A seguir, vamos apresentar algumas alternativas mais vantajosas e seguras para investir o seu dinheiro:

Tesouro direto é melhor que poupança?

Quando comparamos o Tesouro Direto com a poupança, é evidente que o Tesouro Direto apresenta mais vantagens, principalmente quando falamos de rentabilidade.

O Tesouro Direto é um tipo de investimento, como se você emprestasse dinheiro para o governo e recebesse uma remuneração por isso. É uma opção segura e acessível, porque as chances do governo quebrar são muito menores do que as do banco onde você poupa.

Os títulos públicos disponíveis no Tesouro Direto tendem a render mais do que a poupança, superando a inflação. O que significa que seu dinheiro tem potencial para crescer mais rapidamente.

Existem diferentes tipos de títulos disponíveis e para investir você só precisa abrir uma conta em uma instituição financeira autorizada.

E mesmo se o seu perfil for do mais conservador, não precisa se preocupar, porque os títulos do Tesouro Direto são famosos por serem reconhecidos como investimentos mais seguros, por causa do seu baixo nível de risco.

A rentabilidade dos títulos do Tesouro Direto varia de acordo com o tipo de título escolhido. Existem títulos pré-fixados, em que a rentabilidade é definida no momento da compra, e títulos pós-fixados, em que a rentabilidade está atrelada a algum índice de referência, como a taxa Selic ou o IPCA.

Todas essas informações vão estar disponíveis na descrição do produto durante a compra.

CDB é melhor que poupança?

O rendimento do CDB também tende a ser superior que a Poupança, porque oferece taxas mais atrativas. 

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma forma de investimento em que você empresta dinheiro para um banco e, em troca, recebe juros ao final de um período acordado.

Esse tipo de investimento é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que protege sua aplicação em caso de falência do banco emissor. O FGC garante até R$250 mil por CPF e instituição financeira, o que traz maior segurança para os investidores.

Assim como os Títulos do Tesouro, o CDB oferece diferentes tipos de rendimento, como prefixado, pós-fixado e híbrido, o que proporciona mais flexibilidade para que você escolha de acordo com seus objetivos financeiros.

Algumas poupanças possuem restrições quanto ao resgate e os rendimentos são creditados somente após um período de aniversário. Porém, o CDB pode permitir resgates mais rápidos, dependendo do prazo que você mesmo estabelece.

A rentabilidade do CDB pode variar dependendo da porcentagem do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que pode ser de 90%, 100%, 102% ou outras variações. 

Recomendamos que você busque um que ofereça no mínimo 100% do CDI. Isso significa que ele vai dar a você um lucro igual à média dos juros que os bancos cobram quando emprestam dinheiro entre eles.

Essa taxa pode mudar e é influenciada pela taxa de juros básica da economia, a taxa Selic que comentamos anteriormente. Assim como para compra dos títulos, você terá uma descrição do produto na hora da compra.

Investir em Letras é melhor que poupança?

Pode parecer curioso incluir Letras em um contexto financeiro, mas essas opções de investimento certamente trarão mais números positivos para sua conta! Confira abaixo:

Letra de Crédito Imobiliário

LCI também é um investimento de renda fixa que oferece baixo risco, maior rendimento e segurança garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Mas, é emitida por instituições financeiras e tem como objetivo financiar o setor imobiliário.

Investir em LCI é uma alternativa segura e descomplicada para entrar no mercado imobiliário. Ela também pode ser pré-fixada, pós-fixada ou híbrida, oferecendo diferentes formas de rentabilidade. E dispõe de rendimentos fixos ou variáveis, dependendo da modalidade escolhida.

A rentabilidade da LCI pode variar e dependendo do tipo de LCI escolhida. Na modalidade pré-fixada, a taxa de juros é definida no momento da aplicação, permitindo que você saiba o valor a ser recebido até o vencimento do título. 

Já na modalidade pós-fixada, a rentabilidade está atrelada a um indicador de referência, como o CDI. Por fim, na modalidade híbrida, o rendimento é composto por uma taxa fixa e um índice, como o IGP-M ou o IPCA.

Letra de Crédito do Agronegócio

Embora o mercado imobiliário e o agronegócio sejam diferentes, as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) são muito parecidas com as LCIs quando se trata de investimentos.

LCA também é um título de crédito de renda fixa emitido por instituições financeiras, mas com o objetivo de captar recursos para financiar atividades do setor do agronegócio. Assim como a LCI, a LCA também oferece baixo risco e segurança garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

A rentabilidade da LCA pode variar de acordo com o tipo de título escolhido. Assim como na LCI, existem opções de LCA pré-fixada, pós-fixada e híbrida. Na modalidade pré-fixada, a taxa de juros é estabelecida no momento da aplicação, proporcionando ao investidor saber o valor exato que será recebido no vencimento do título.

Na modalidade pós-fixada, a rentabilidade está atrelada a um indicador de referência, como o CDI. Nesse caso, a remuneração varia de acordo com as variações do indexador. Já na modalidade híbrida, a LCA combina uma taxa fixa com um índice, como o IPCA, por exemplo, o que permite ao investidor obter ganhos reais sobre a inflação.

Letra de Câmbio

Se você está buscando rendimento de forma segura, vai ficar feliz em saber que Letras de Câmbio (LC), oferecem retornos maiores que os investimentos citados anteriormente como CDI, LCI e LCA.

Trata-se de um título de crédito que funciona como uma ordem de pagamento e é muito semelhante ao CDB. A Letra de Câmbio pode ter rentabilidade atrelada ao CDI ou ser combinada com uma taxa fixa mais a inflação. 

A Letra de Câmbio pode ser adquirida de bancos, sociedades de crédito, financiamento e investimentos, ou seja, instituições financeiras em geral. Ao comprar uma Letra de Câmbio, você está emprestando dinheiro para a instituição financeira emissora do título e, em troca, receberá o valor investido acrescido de juros e correção monetária.

A rentabilidade da Letra de Câmbio varia de acordo com o tipo de título escolhido, também pode ser pré-fixada, pós-fixada ou híbrida. Em comparação com outros ativos de renda fixa, as Letras de Câmbio geralmente oferecem rentabilidade próxima de 100% do CDI!

E o melhor, Letras de Câmbio também conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC)!

Investir em Fundos Imobiliários é melhor que poupança?

Os Fundos Imobiliários (FIIs), assim como as LCIs, são investimentos que permitem que você participe do mercado imobiliário de forma mais fácil e acessível. Ao invés de comprar um imóvel por conta própria, você pode investir em um FII, que é um fundo composto por várias pessoas que se juntam para investir em imóveis ou outros ativos relacionados.

Comparado à poupança, os FIIs geralmente oferecem rendimentos maiores, o que pode ajudar seu dinheiro a crescer mais rápido ao longo do tempo. Além disso, os FIIs permitem que você diversifique seus investimentos em vários imóveis, o que reduz o risco em comparação com a compra de um único imóvel.

O rendimento dos FIIs pode variar de acordo com o desempenho dos ativos imobiliários do fundo. Isso significa que a rentabilidade pode ser influenciada pela valorização dos imóveis e pelos aluguéis recebidos.

É importante ressaltar que investir em FIIs também envolve riscos, como a possibilidade de desvalorização dos imóveis, a vacância (imóveis desocupados sem gerar renda) e a falta de liquidez (dificuldade de vender as cotas do fundo). Portanto, é fundamental entender esses riscos e avaliar se eles se adequam ao seu perfil de investidor.

Poupança

Quer saber como começar a investir de forma segura?

Descubra o segredo para economizar e enriquecer: invista em conhecimento! E o melhor de tudo? É totalmente gratuito!

O BTG preparou um curso especial para te ensinar a se livrar das dívidas, organizar suas finanças e ganhar dinheiro!

Não desperdice mais tempo (e dinheiro)! Clique no link abaixo e dê o primeiro passo rumo ao sucesso financeiro!

Transforme sua vida financeira agora mesmo! Clique aqui e aproveite!

Atom
Atom

Você Também pode gostar

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

3 respostas para “Poupança: o investimento que te faz perder dinheiro todos os dias”

  1. Olá Atom Educacional! Adorei o conteúdo! INVESTIR FICA FÁCIL QUANDO SE APLICA A METODOLOGIA CORRETA!

  2. Boa tarde Atom Educacional…

    Muito bom buscar conteúdos como esse…

    Sempre aprendemos mais a cada dia…

    Muito obrigada mesmo🙏🏼

    Estamos juntos sempre até a próxima 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻👍🏻👍🏻👊🏻👊🏻👊🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Índice