Recessão econômica: a oportunidade frente ao medo

CAPA ARTIGO

Enfrentaremos outra crise. Uma recessão econômica ao nível global. E ela já deu seus primeiros indícios. Essa semana, nossa bolsa rompeu os 100 mil pontos por conta do medo dos investidores – e como gostamos de dizer, medo vem acompanhado de oportunidade.

Em meio às crises, diversos papéis tiveram uma queda violenta e empurram o Índice Bovespa para baixo, como na imagem a seguir:

‘Bora’ entender o que é a recessão?

O que é recessão econômica?

De uma forma simples, uma recessão econômica é quando um país (ou mundo) entra em um período de desaceleração econômica. A produção diminui, há demissões em massa e a população consome menos.

É parte de um ciclo natural da economia: expansão, pico de expansão, recessão e depressão. Ou seja, ninguém está imune a ela e pode acontecer a qualquer momento.

Ficamos preocupados quando a recessão se estende. Isso é sinal que o país está caminhando para um colapso ainda maior: a depressão.

É importante entender que uma recessão – seja ao nível mundial ou não – ela tem um efeito dominó: a partir do momento que a população geral opta por não gastar com coisas supérfluas em período de crise, as empresas não lucram e precisam cortar salários ou trabalhadores, gerando desemprego e insegurança financeira a mulheres de pessoas.

Soa familiar? Bem, vamos analisar o cenário que vem se desenhando há alguns meses!

Sinais de uma recessão global

Em 2020 tivemos uma crise e entramos em um nível de recessão, visto que diversas cadeias de produção do mundo todo simplesmente tiveram que ser paralisadas.

E mal nos recuperamos de uma pandemia, uma crise semelhante a 2008 vem bater à nossa porta.

No dia 25 de outubro do ano passado, a União Europeia declarou início da recessão econômica e todos os investidores estão avaliando os impactos dos apertos monetários tanto na Europa quanto nos Estados Unidos e China.

Vamos analisar alguns pontos que estão apontando para uma recessão global:

  • As principais economias estão sofrendo com uma alta inflação e sendo obrigadas a aumentarem suas taxas de juros;
  • Com o aumento das taxas de juros, o consumo que já estava reduzido devido a inflação, diminui ainda e causa a desaceleração das economias;
  • Com as economias diminuindo o ritmo, a geração de empregos é menor, consequentemente, há mais demissões e a população se vê contra a parede;
  • Além da diminuição do ritmo da economia, as taxas de juros altas levam a um dólar mais caro, o que aumenta a dívida desses países e a balança comercial com o exterior é afetada negativamente;
  • A Europa ainda tem um fator agravante com a escalada da guerra da Rússia VS Ucrânia e sua crise energética pelo corte do gás russo;
  • E falando de Europa, os recentes protestos violentos na França não animam as coisas por lá;
  • A quebra de vários bancos no exterior por conta das taxas de juros agressivas.

Ou seja, tudo certo para dar errado! O puro creme do caos total e generalizado. Porém, a boa notícia, é que na bolsa de valores, mesmo com esse cenário caótico, você pode tirar proveito e ganhar dinheiro.

 Esse assunto te interessa? Leia mais conteúdos em nossos artigos:

Análise técnica dos mercados financeiros

Dentro de todas as operações no mercado financeiro, nós olhamos os gráficos – a análise técnica dos mercados financeiros para entender o movimento atual do ativo e seu histórico. É um jeito simples e prático de ver preço.

‘Bora’ de exemplo prático? Lembrando que isso não é uma recomendação de compra, é apenas cunho educacional!

Abaixo está o gráfico diário do índice futuro:

Grosseiramente, essas são marcações de regiões macro que podem ser muito boas para compra e venda. Perceba que o índice está entrando em uma região que traz uma certa indecisão pelo histórico passado.

No entanto, a recessão econômica no Brasil é muito provável de acontecer em 2023, ou seja, a chance de cair ainda mais e atingir patamares de preço mais baixos é altíssima. E perfeito para um swing trade bem planejado!

Quer ver uma outra ação muito bacana? O gráfico a seguir é do Bradesco. É interessante perceber que ele está chegando perto do mesmo nível de preço quando estávamos no auge da pandemia em 2020:

Banco é um setor que funciona muito bem no Brasil independente do cenário. Vendo apenas preço, Bradesco e diversos outros bancos e papéis estão entrando ou já estão em regiões de compra com preços bem atrativos e permitem um movimento longo de valorização.

O momento ideal para ter caixa e planejar as ações em que vai se posicionar em um swing trade.

No day trade, gráfico costuma ser o suficiente. Mas, como o swing trade você vai ficar posicionado por alguns dias ou meses, é de extrema importância que os fundamentos dessas empresas também sejam estudados. Há sites como o fundamentus ou o status invest que mostram de forma didática e intuitiva a saúde financeira das companhias.

Como está a geração de caixa? Qual o ROI? É uma boa pagadora de dividendos? Como está o endividamento líquido? Qual seu valor de mercado VS a cotação de suas ações? Como é a volatilidade da empresa? Você tem caixa e estômago para aguentar chegar no preço de venda?

Nossas empresas estão bem fortificadas no mercado e sobreviveram à crise mais recente. O que seria diferente dessa vez?

Apesar da renda variável estar atraente, nunca deixe de se proteger com a renda fixa e de estar de olho no COPOM.

Reunião COPOM: Selic

Essa semana, tivemos a reunião COPOM e foi decidido manter a Selic a 13,75% a.a e uma sinalização que os juros não vão baixar tanto devido às projeções de inflação para esse ano, 2024 e 2025.

Além disso, ainda há a incerteza fiscal e pequenas intrigas entre o atual presidente da república e o presidente do Banco Central.

Mas, nossa taxa de juros está acima do seu ponto de equilíbrio, ou seja, ela vai cair – assim como as ações abaixo do seu preço justo vão subir.

Sabendo desse cenário, você pode se preparar para ganhar dinheiro e ter mais tranquilidade enquanto o medo toma conta do restante das pessoas. O conhecimento te liberta exatamente por isso: ele te dá o poder de entender o que está acontecendo, se preparar para o pior e assim, se proteger.

Atom
Atom

Você Também pode gostar

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

5 respostas para “Recessão econômica: a oportunidade frente ao medo”

  1. Bom dia Atom eu gostei muito desta informação, e com certeza vou me preparar para estar nesse time de traders da atom . Gostaria de receber mais informações sempre que possível.
    Obrigado

  2. Oi bom dia é realmente acredito que tudo isso que eu li aí é a pura verdade infelizmente a gente tá no país democrático creio que creio que no momento a gente tem que ter muita cautela sobre fazer compras comprar coisas que não é necessário esperar o que vai dar né e medo maior dessa crise global

  3. Ótimas informações , estou bem ligado em todos os artigos , também pensei da mesma forma essa semana , ótimas oportunidades para um bem avaliado swing trade , inclusive já fiz uma compra , agora só esperar bem tranquilo , ainda estou estudando através do curso Atom 6.0 , quero no momento certo , sem desespero operar também no day trade , também já comecei a montar minha carteira previdenciária com boas ações , valeu pelo conteúdo !!!

  4. Muito boas as informações, estou começando a entender o quanto tenho que estudar para começar a operar na bolsa de valores.

  5. boa tarde estamos num momento muito delicado onde temos saber adiministrar nossos gastos pra nao ficarmos endividados nao sabemos que rumo a economia vai pegar mas temos ter confianca de um dia melhorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Índice