Relatórios trimestrais: o que comprar ou vender na bolsa de valores?

CAPA BLOG (1)

Estamos em um dos momentos mais aguardados pelos investidores durante o ano: a divulgação dos relatórios trimestrais das empresas listadas na bolsa de valores.

Durante o ano, temos quatro divulgações e, com base nesse balanço patrimonial, corretoras e investidores ajustam suas carteiras – no caso das corretoras, elas ainda suspendem ou adicionam indicações de compra de determinados papéis.

Nesse artigo, vamos entender o por que as empresas fazem essas divulgações e que você precisa analisar nesses relatórios para tomar uma decisão inteligente.

Por que as empresas tornam seus dados públicos?

Quando uma empresa abre capital na bolsa, ela automaticamente torna pública todas as suas movimentações e dados: endividamento, lucro, receita, etc. Além disso, a CVM, órgão que regula as diretrizes do mercado financeiro, exige esse compromisso das companhias. Caso contrário, essas companhias enfrentam sérios problemas.

Os relatórios trimestrais é forma mais transparente para que os investidores acompanhem o desempenho das empresas e tomem suas decisões.

O que olhar nos relatórios trimestrais?

Para quem está começando nesse universo, esse documento pode parecer extremamente complexo – principalmente por conta da linguagem formal que é exigida. Mas, a gente veio para descomplicar as coisas!

Ao estudar o relatório trimestral, é sempre importante ficar atento aos “destaques” e a “mensagem da administração”. São nessas sessões que entendemos o contexto dos dados publicados. É como olhar para o que acontece internamente na empresa e entender quais são os próximos passos da companhia.

Depois disso, podemos ir para a parte divertida: os números!

 Esse assunto te interessa? Confira esses artigos também

Os números mandam!

Os relatórios trimestrais apresentam diversos números que permitem uma análise mais aprofundada  da saúde financeira das empresas.

Entre os principais estão a receita, que indica o valor total das vendas; o lucro líquido, que representa a diferença entre a receita e as despesas; as margens, que revelam a rentabilidade das operações; as despesas operacionais, que abrangem os custos de produção e administração; e o fluxo de caixa, que demonstra a entrada e saída de recursos financeiros.

Com esses dados, podemos responder perguntas como:

  • A receita da empresa está crescendo?
  • A empresa está sendo lucrativa?
  • Ela é capaz de pagar as dívidas?
  • A empresa está em uma posição forte o suficiente para se sobressair aos seus concorrentes?

O entendimento correto desses dados é o que vai garantir que o dinheiro investido inicialmente traga retornos significativos para você. Além disso, é importante que haja comparação com o mesmo período do ano passado, para evitar a interpretação com sazonalidade.

Leve em conta o macro ao estudar os relatório trimestrais

Além de analisar os resultados trimestrais das empresas, é fundamental considerar o contexto macroeconômico ao tomar decisões de investimento. As condições econômicas globais, como taxas de juros, políticas governamentais, indicadores econômicos e cenário político, têm um impacto significativo nos diferentes setores.

Por exemplo, temos um cenário que desenha uma queda nas taxas de juros e se aproxima diversas datas importantes para o comércio, como dia dos pais, dias das crianças, black friday, etc.

Nesse contexto exemplificado, as empresas do setor varejista podem atrair o olhar dos investidores, que vão buscar as mais descontadas em relação ao seu preço justo e aproveitar a valorização dos papéis, projetando o lucro a ser divulgado no quarto trimestre (no começo do ano que vem).

Como o mercado trabalha com projeções, os investidores projetam uma possibilidade de lucro e se posicionam com antecedência, antes da divulgação do 4tri, e encerram após a divulgação do balanço patrimonial.

Entender e acompanhar as tendências macroeconômicas e como elas afetam setores específicos pode oferecer uma vantagem estratégica aos investidores, permitindo que eles se posicionem em setores que têm maior potencial de ganhos.

Atom
Atom

Você Também pode gostar

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Índice