Finanças pessoais: estratégias para equilibrar orçamento e investimentos

capa blog

Quando falamos de dinheiro, é impossível não falar sobre finanças pessoais e a importância de construir um orçamento que funcione para sua realidade, cobrindo todas as suas receitas, gastos e investimentos.

Cuidar do seu dinheiro, é o primeiro passo para um relacionamento saudável com as suas finanças e conquistar seus objetivos, algo que você realmente queira e seja importante para você.

Já adiantamos que não é algo simples, afinal, não é algo habitual da nossa cultura. Não somos ensinados a cuidar de nossas finanças pessoais e estamos acostumados a viver ou no modo “sobrevivência” ou na impulsividade inconsciente.

O uso do dinheiro – como quase tudo na vida – é um hábito. Ou seja, é algo muito mais profundo do que simplesmente montar uma planilha e reconhecer os gastos excessivos. Hábitos estão instalados no nosso subconsciente – assim como as diversas crenças que norteiam as nossas decisões, julgamentos, pensamentos e modo de agir.

Nesse artigo, além da parte prática racional, vamos trabalhar também a parte emocional, com algumas dicas para você aplicar no seu dia-a-dia, de modo a ter uma mudança comportamental e cuidar de forma efetiva de suas finanças pessoais.

Vamos juntos?

Como mudar os hábitos?

É interessante dizer que o autoconhecimento está diretamente ligado a forma como você lida com suas finanças. Acredite, apenas um curso de finanças pessoais não será o suficiente se você não desenvolver o hábito de olhar sua conta bancária, perceber os desvios, alterar a rota e investir.

Hábitos são treináveis e substituíveis. Embora não possamos simplesmente apagar um mau hábito e reiniciar o HD do nosso cérebro, podemos sim dar direcionamentos para novos comportamentos conscientemente até que fique automático.

É difícil mudar o hábito por conta disso. Esses comportamentos e decisões já se tornaram automáticos para que o cérebro poupe energia para casos emergenciais. Ele vai lutar contra qualquer novo caminho que saia da rota que ela já conhece.

E isso inclui suas decisões sobre dinheiro e investimentos.

De acordo com o livro “O Poder do Hábito”, recomendação carimbada da Atom, o hábito é formado em três fases: gatilho, ação e recompensa.

Aqui está a receita da mudança de comportamento (inclusive financeiro): 

  • Identifique seus gatilhos;
  • Entenda a sua ação (hábito);
  • Reconheça a recompensa.

O que precisamos alterar, é a segunda fase – sim, dá para manter o mesmo gatilho e recompensa. Isso torna mais fácil para seu cérebro entender as novas sinapses.

Vamos começar com um hábito simples: olhar semanalmente seu orçamento.

Planilha de orçamento

Por mais que seja detestável para muitas pessoas, não tem como fugir da planilha de orçamento! É a forma mais prática de colocar seus hábitos financeiros à vista e de você enxergar o que chamamos de ”buracos do barco financeiro.

Há uma forma bem estratégica de você reorganizar as suas finanças sem deixar nada de fora: despesas, lazer, doações e investimentos – incluindo, sua educação!

No nosso canal do Youtube, Carol gravou um vídeo bem explicativo de como preencher e atualizar a planilha. No vídeo abaixo, você consegue ter a visualização completa:

Como organizar suas finanças usando apenas a estratégia da distribuição perfeita do dinheiro

A partir desse ponto, depois do reconhecimento dos gastos e de entender a planilha, há alguns subpontos importantes para a sua saúde financeira. Continue a leitura para entendermos juntos.

Esse assunto te interessa? Leia mais conteúdos em nossos artigos:

Se livre das dívidas

De acordo com uma pesquisa da BBC, no ano passado, a cada 100 famílias, 78 estavam endividadas – algo em torno de 77,9% de brasileiros endividados! É um problema que precisa ser resolvido.

Caso esteja endividado, é importante que você mostre aos credores disponibilidade de conversar e negociar o saldo. Pode ser assustador, mas, um pouco de educação e uma explicação do seu momento atual, poderá ajudá-lo a ter uma negociação mais amigável.

Antes de investir, se livre dos seus débitos. Qualquer dinheiro a mais que entrar, é importante que seja com foco em te livrar do sufoco. Tendo a tranquilidade de que está com as dívidas quitadas, você pode respirar e começar a pensar na estratégia de investimento.

Tenha metas que sejam importantes para você

Quando falamos de metas, caímos no clichê de casa, carro, viagens, ou algo assim. E muitas vezes, isso não é o que realmente queremos.

Lembra do autoconhecimento que falamos no começo do artigo? Que, inclusive, direciona nossos hábitos? Pois é, ele vem aqui novamente.

O que você quer? O que é importante para você?

Não se preocupe com o que seus pais querem, com o que as pessoas lá fora dizem que é melhor para você. O que você quer?

Temos casos de pessoas que guardam dinheiro por oito meses para comprar um computador que rodasse os jogos que ela queria com qualidade e velocidade. 

Isso é importante para ela.

Não tem certo ou errado, desde que isso te motive a separar uma parte do seu dinheiro de maneira consciente e consistente.

Faça uma renda extra

Essa aqui já uma fala carimbada na Atom: “seja multireceitas”, “tenha uma renda extra”, etc. Se você já nos acompanha há um tempo, já está careca de nos ouvir.

A bolsa de valores segue sendo a nossa possibilidade de renda extra favorita: não é preciso abordar clientes, é online, você precisa apenas do seu celular ou notebook, é escalável, pode gerar renda diariamente, ou seja, só vantagens.

Além disso, por meio da bolsa de valores, é possível fazer os investimentos a médio e longo prazo. Sabe aquele dinheiro que você economizou para sua meta? Você pode potencializar esse dinheiro com investimentos de baixo risco.

O mercado é uma maravilha!

Busque conhecimento

Não apenas sobre investimentos, mas, em qualquer área da sua vida, você sempre deve buscar se aprimorar.

Seja por cursos gratuitos ou pagos, estude sua área, estude áreas que você tem curiosidade, dê uma chance de conhecer algo que você não põe muita fé… Apenas busque evoluir.

No fim do dia, mesmo que não pareça, vai afetar diretamente o seu bolso. Você estará preparado para melhores oportunidades quando elas surgirem.

Atom
Atom

Você Também pode gostar

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Índice