Formas de ajudar na prevenção ao suicídio

Como ajudar a prevenir o suicídio

Segundo os dados da OMS, o Brasil é o 8° país com o maior índice de suicídio no mundo, tendo o percentual maior entre homens de 16 a 30 anos e idosos de mais de 65 anos. Os números de suicídios cresceu 11,8% em 2022, com relação a 2021.

Tendo 16.262 registros, uma médica de 44 suicídios por dia. Embora os índices sejam altos, o suicídio pode ser evitado, quando se tem a ajuda de profissionais capacitados. Além disso, as pessoas dão sinais de que não estão bem e estão passando por dificuldades. Os indícios podem ser percebidos e o ato de tirar a própria vida evitado.

O mercado financeiro exige muito do psicológico dos investidores, não é fácil aprender a lidar com as perdas no day trade. Os ativos variam de preço todos os dias, muitas vezes seu patrimônio pode mudar em questão de horas. Lidar com a ansiedade de fechar o dia positivo pode desencadear doenças psicológicas.

Hoje de forma gratuita, existem formas de realizar acompanhamento psicológico, tanto de forma presencial e 24 horas por dia online. Se você está precisando de ajuda, saiba que não está sozinho.

Centro de Valorização a Vida

O Centro de Valorização a Vida oferece apoio emocional de forma gratuita, realizando de forma voluntária a prevenção ao suicídio e conversando com pessoas que precisam de auxílio.

De forma sigilosa, o amparo é feito por meio de chats, e-mail e voip, 24 horas todos os dias, através do site do CVV. Mas também é possível ligar de qualquer linha telefônica fixa ou celular para o número 188. Sendo sigilosa e em parceria com o SUS. 

 Unidade Básica de Saúde

As UBS podem exercer um papel fundamental na prevenção ao suicídio, por conta da possibilidade de consultas com psicólogos de forma gratuita pelo SUS. Estando perto das residências, trabalhos e escolas. 

Sendo de fácil acesso e desenvolvendo o primeiro atendimento a população mais carente. Indicando a realização de exames mais aprofundados e se necessário fazendo a ponte para os pacientes chegarem à psiquiatria. 

Centro de Atenção Psicossocial 

O CAPS realiza serviços de saúde aberto e comunitário, com o intuito de atender pessoas de todas as parcelas da população. 

Atendendo pessoas com com sofrimentos profundos e transtornos psicológicos, tratando de forma humanizada à população que precisa desse tipo de cuidado. Além disso, cuidam de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool ou drogas. Em situações de crises e em processo de reabilitação. 

Mindset com Priscila

O mindset da Priscila é uma playlist completa com a psicóloga da Atom. Com o intuito de te ajudar a desenvolver uma mentalidade forte e manter uma boa saúde mental. 

Abordando temas como controlar a ansiedade no dia a dia, como se motivar em caso de depressão, como a insegurança nos afeta, orgulho ferido, inteligência emocional, autocontrole. Além de outros temas que vão te ajudar a fortalecer sua saúde mental para enfrentar todas as adversidades do dia a dia. 

Atom
Atom

Você Também pode gostar

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Índice