Perfil de investidor: o que é e qual a importância de descobrir o seu?

Perfil de investidor - mulher fazendo teste - Atom Educacional

Fala, galera! Vocês sabem em qual perfil de investidor se encaixam melhor? Caso ainda não saiba o que isso significa e ainda não tenha descoberto o seu, não se preocupe. Criamos este conteúdo especialmente com essa finalidade. Leia até o fim e aprenda mais!

Sacadas de Trader

Perfil de investidor o que é?

O segredo do sucesso é o autoconhecimento!

Seja em âmbito pessoal ou profissional, saber quem você é e onde o seu perfil se encaixa, faz toda diferença para a sua produtividade. Afinal de contas, nossas características e gostos são individuais.

Desta forma, não seria diferente na hora de fazer os seus investimentos. O perfil do investidor é o resultado de uma análise sobre os seus padrões naturais de comportamento em relação ao seu modo de investir, considerando o fator risco.

Diversos investidores não conseguem render como poderiam por conta deste fator. Por isso, existe um questionário (Suitability) que te ajuda a encontrar uma carteira adequada para aplicar, conforme o seu perfil.

Perfil de investidor - desenho de mulher explicando um gráfico de investimento - Atom Educacional
Investidora

Em pesquisa a Raio X investidor de 2021, apurou quase 4 mil respostas, junto à Anbima (Associação Brasileira dos Mercados financeiros e de Capitais), sobre várias regiões do Brasil e descobriram que 81,9% das pessoas que fazem reservas financeiras não aplicam seu dinheiro.

Portanto, fique esperto e descubra qual é o seu perfil de investidor para potencializar suas oportunidades no mercado financeiro.

Tipos de perfil de investidor:

São três as categorias que existem, de modo geral, é definida segundo a sua flexibilidade sobre risco, rentabilidade e liquidez.

A avaliação considera: sua renda e patrimônio atuais, seu nível de conhecimento sobre o mercado, idade e os seus objetivos.

Entenda um pouco mais sobre os diferentes perfis:

Perfil de investidor arrojado –

Esse perfil de investidor, em geral, possui conhecimento sobre o mercado financeiro e está em busca de lucratividade e rentabilidade. Lida melhor com exposições ao risco para poder obter ganhos maiores que na inflação a médio e longo prazo.

Os arrojados costumam entender que as perdas são momentâneas e necessárias. No entanto, é importante manter uma reserva de emergência.

Como a própria denominação refere, ter um perfil de investidor arrojado, é ser mais audacioso e assumir posições estratégicas que visam retorno mais robusto e a curto prazo.

Possui equilíbrio emocional e preparo técnico para acompanhar a volatilidade do mercado, o day trade costuma ser uma opção de operação das preferidas deste perfil entre outras modalidades e possibilidades, claro.

Perfil de investidor conservador –

Esse perfil de investidor, em geral, opta por investimentos com baixa oscilação, pois prefere menos risco e mais segurança. Prefere manter sua carteira operando em renda fixa e tesouro direto, por exemplo.

Atento as tendências futuras, o conservador gosta de diversificar seus investimentos para manter a estabilidade de seus lucros. Uma de suas características acentuadas é preservar o seu patrimônio.

Não está disposto a lidar com os riscos de perda que o mercado pode trazer. Sendo assim, produtos com rentabilidade previsível são mais asqueados a este perfil que prefere evitar estresse.

Perfil de investidor moderado –

Esse perfil de investidor é o meio entre o arrojado e o conservador. Mesmo que ele considere a segurança, é muito mais tolerante a se arriscar. O meio-termo é, em geral, uma boa pedida.

Mesmo que ele mantenha parte de sua receita aplicada em renda fixa, parte de seus investimentos também são direcionados para operações em renda variável, em busca de lucratividade acima da média.

Esse perfil também costuma conhecer o mercado financeiro e sua margem de riscos, sua diversidade provavelmente fez crescer o seu patrimônio. Deste modo, ele pondera rentabilidade e risco.

Assim sendo, o perfil moderado é um dos tipos de investidores com alta expectativa de retorno a médio e logo prazo também, mesmo que tenha um certo volume no curto, considera que tudo tem limites.

Qual meu perfil de investidor?

Após ler os diferentes perfis de investidores, você provavelmente já se identificou previamente com algum deles, certo?

Para confirmar as suas suspeitas fique atento nas dicas abaixo.


Esse assunto te interessa? Leia mais conteúdos em nossos artigos:


Como descobrir o perfil de investidor?

Até aqui traçamos os três tipos mais conhecidos do perfil de investidor. Entretanto, existem outras possibilidades, como o super conservador: com medo até mesmo das mudanças da renda fixa, preferem manter investimentos em títulos CDI, ou mesmo manter seu dinheiro em uma poupança.

Em contrapartida, temos o investidor super arrojado que ao contrário do “medroso” é tão “maluco” que investe em opções sem nenhuma base estratégica.

Tá bem, mas afinal como descobrir o meu perfil de investidor? Entenda como testar o seu perfil de investidor e ter a carteira de investimentos perfeita logo abaixo.

Tipos de perfis

Perfil de investidor teste:

Existe um teste de perfil de investidor, na verdade, é uma análise composta por um questionário, e com base nas respostas e em alguns outros dados do cliente é possível identificar e determinar o seu perfil de investidor.

Este questionário é aplicado pelas instituições financeiras, usualmente, quando você abre uma conta em um banco de investimentos ou corretora de valores, eles aplicam esse teste que é chamado de suitability (Adequação), para oferecer a melhor carteira, que seja adequada ao seu perfil.

O questionário possui questões relacionadas ao seu conhecimento sobre o mercado financeiro, renda, patrimônio, e o que você faria em alguns cenários hipotéticos, como uma crise, por exemplo.

Não se preocupe, não existe certo ou errado, a aplicação do suitability é obrigatória por parte das instituições financeiras, definido na instrução nº 539, de 2013 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), visando resguardar os investidores.

Se você planeja começar a investir e quer fazer o teste em uma instituição confiável que zela pelo melhor relacionamento com os seus clientes, abra uma conta no BTG Pactual e ganhe um treinamento da Atom Educacional sobre educação financeira. (vide normas na página de abertura).

Aprenda a lucrar com o seu perfil:

Algumas dicas valiosas sobre investimentos, são:

  • Diversifique;
  • Seja estratégico;
  • Tenha constância.

Quer aprender a lucrar com o seu perfil de investidor, independente de qual ele seja?

Acompanhe ao programa Sacada de Trader toda segunda-feira as 15h com Joaquim Paiffer, autoridade no mercado financeiro e atua há 17 anos.

Sacada de Trader
Atom
Atom

Você Também pode gostar

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

3 respostas para “Perfil de investidor: o que é e qual a importância de descobrir o seu?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Índice