Por isso que a vida é boa!

Falta de confiança no daytrade pode surgir quando algumas partes importantes da operação não estão sendo cobertas.

Principalmente para quem é iniciante, se falta confiança em uma estratégia, é sinal que o planejamento não vem sendo bem executado, ou por falta de disciplina ou porque o trader não está conseguindo seguir as regras.

Sem confiança em uma operação, surge o receio. E mesmo quando o trader enxerga possibilidade de executar uma estratégia, pode ser que a operação não aconteça adequadamente.

Como evitar falta de confiança?

Para evitar a falta de confiança, eis a fórmula: planejamento. Não existe outra maneira no daytrade. Um bom planejamento antevê todos os processos. Se o trader encontra uma estatística favorável e vai tentar o trade, ele deve conhecer os motivos da tentativa. Um planejamento bem fundado fornece conhecimento.

Outro motivo da falta de confiança pode vir do trade mental. O que isso significa? O trader começa a negociar na própria cabeça. Concretiza uma operação mentalmente e verifica que ela deu certo. Aí repete, com outro trade mental e ele também dá certo. Quando parte para o simulador ou trade real, a coisa desanda. O trader perde.

Acontece que o trade mental já é um aviso para que o trader não opere mais naquele dia. Se foram feitos trades mentais, algumas chances de sucesso naquele dia já foram queimadas. Possibilidades já foram esgotadas. Na mesa real o resultado fatalmente será diferente.

Qual é a chance de um trader acertar 10 trades consecutivos?

 

Se você tem 90% de acerto no seu histórico de trades, a chance de acertar 10 seguidas é de quanto? Esse desafio foi feito ao Joaquim Paifer e a resposta dele foi certeira: 38% ou 0.9¹°.

A lição que o Joaquim tirou desse desafio é que independente do índice de acertos no histórico do trader, ao longo do caminho a chance de erro aumenta. Se nesse caso de 90% de acerto já se tem apenas 38% de chance de fazer 10 trades seguidos, se o histórico de acertos for menor, o de erro será maior e assim por diante.

O trader precisa conhecer suas possibilidades dentro do mercado financeiro para desenvolver-se. É certo que a chance de acertar 10 trades consecutivos diminui a cada nova tentativa. Por isso, planejar é importante. Manter-se dentro das próprias estatísticas e executar o planejamento completo é fundamental para o sucesso da empreitada.

Aumentar a confiança no trade parte desse princípio simples: confiar no planejamento e ir com ele até o fim das operações.


Deixe um Comentário