Você quer ganhar dinheiro de verdade? Saiba os erros e acertos do Day Trade!

Principais termos do Mercado de Opções. Fique afiado com o glossário Atom!

Nessa semana abordamos o Mercado de Opções. Quero lembrar que a Atom está contratando Traders para operar em Opções, com o dinheiro da Atom, mas com lucros de 80% para você! Ou seja, sem colocar seu dinheiro em risco, mas ganhando dinheiro! Acesse www.atomeducacional.com.br. São 50 vagas!

Para você ficar ainda mais afiado, vai um glossário infalível.

Titular: é o comprador do contrato de opção no mercado, aquele que adquire o direito de comprar ou de vender a opção;

Lançador: é o vendedor, o investidor que vende um contrato de opção no mercado, aquele que cede os direitos ao titular, assumindo a obrigação de comprar ou de vender o objeto da opção;

 Opção de Compra ou Call

Nesta, o lançador é o vendedor e possui a obrigação de vender o ativo-objeto no preço predeterminado, no vencimento acordado.

E o titular, que pagou o prêmio, adquire a opcão de comprar por um preço combinado em um prazo combinado por ambos.

Opção de Venda ou Put

Aqui, o vendedor é o titular, que pagou o prêmio para ter o direito, mas não a obrigação de vender. E o comprador é o lançador, que tem a obrigação de comprar por um preço combinado em um prazo combinado por ambos.

Data de exercício ou vencimento: último dia no qual o titular pode exercer seu direito de comprar ou de vender. Neste dia o contrato de opção perde o seu valor de mercado – a opção vira pó.

Ativo-objeto: é o bem, a mercadoria ou ativo que se está negociando. Ex: Lote de ações.

Prêmio: é o valor pago pelo titular ao lançador da opção para ter direito de comprar ou de vender o objeto da opção.

Preço de exercício (strike): preço combinado do ativo-objeto do contrato de opção.

BM&F –  a data é sempre na quarta-feira mais próxima do 15º dia de cada mês para opções de Índice.

Bovespa – a expiração acontece sempre na 3º segunda-feira de cada mês. Somente durante ou na data de vencimento é que se pode exercer o direito de acordo:

Europeia

Neste tipo, o exercício pode ser feito somente no vencimento do prazo do contrato.

Americana

O direito pode ser feito a qualquer momento do lançamento ao vencimento.

No Brasil: é comum utilizar a opção americana para as Calls e europeia para as Puts.

Posição: É o saldo resultante de uma ou mais operações com opção da mesma série, realizadas em nome de um mesmo investidor, por meio de uma mesma corretora. Dependendo da natureza do saldo, a posição será de lançador ou titular.

Bloqueio de Posição: É a operação que o lançador impede o exercício sobre parte ou a totalidade de sua posição, mediante prévia compra de opção da mesma série anteriormente lançada.

Série: São opções do mesmo tipo (call ou put) referentes ao mesmo ativo objeto, tendo a mesma data de vencimento e o mesmo preço de exercício.

Codificação das Opções

São sete posições:

– As 4 primeiras referentes ao código do ativo no mercado à vista;

– A quinta letra indica se é uma opção de compra ou de venda e o mês de vencimento (de A a L é opção de compra e de M a X é opção de venda, sendo que A e M referem-se ao mês de vencimento de janeiro, B e N a fevereiro e assim sucessivamente até L e X, que indicam dezembro);

– A sexta e sétima posições são numéricas e referem-se a série especifica daquela opção(*).

Exemplo:
PETRA30

PETR: código da empresa Petrobras;

A: mês de vencimento, no caso Janeiro;

30: preço de exercício, no caso R$ 30,00(*)

(*) Esses números são geralmente semelhantes ao preço de exercício da opção, mas há exceções. Recomenda-se, sempre verificar o preço de exercício efetivo de uma determinada série antes de se executar uma operação.  (Consulte nos sites da Bovespa ou da CBLC, ou no Boletim de Informações)

Sobre a Atom

A Atom S/A foi fundada por Joaquim Paiffer e Carol Paiffer com o intuito de financiar Traders para operarem no mercado financeiro. Hoje é a maior empresa da América Latina e já financiou mais de 2.000 (dois mil) Traders em todo Brasil.

As principais vantagens de ser um Trader Atom é contar com alta alavancagem para turbinar seus ganhos, ter um sistema de risco que limita as perdas, suporte e assessoria para você evoluir e principalmente, não correr riscos com seu capital.

Para fazer parte da equipe é simples, você escolhe o ativo e o capital que deseja operar, faz uma avaliação e após ser aprovado, já está habilitado para operar o capital da empresa sem riscos para você.

Saiba mais. Acesse https://atomeducacional.com.br/


Deixe um Comentário